PCMSO

PCMSO

Para atingir os objetivos do programa, deve o médico do trabalho considerar e desenvolver ações, tais como:

  • O conhecimento das condições de trabalho, incluídos os processos e ambientes, para identificar os riscos e as exigências físicas e psíquicas das atividades dos trabalhadores.
  • A educação e a capacitação dos trabalhadores para conhecer e lidar com os fatores de risco à saúde existentes no processo e ambiente de trabalho, de modo a colaborar ativamente no seu controle ou eliminação e trabalhar preservando a saúde.
  • A recomendação ao empregador para ações de prevenção de natureza técnica e/ou administrativa, eliminando ou reduzindo a probabilidade de adoecimento pelo trabalho.
  • Os exames médicos ocupacionais que, no contexto da prevenção, constituem as etapas de verificação das condições de saúde para o trabalho e da preservação da saúde pelo desenvolvimento do trabalho no dia-a-dia.
  • O médico do trabalho deve conhecer e propor medidas relativas aos aspectos biológicos, ambientais, ao estilo de vida dos indivíduos e da coletividade sob seus cuidados e também quanto ao acesso aos serviços de assistência à saúde, especialmente nas situações de emergência.
  • O desenvolvimento de programas e treinamentos dos trabalhadores nas questões de saúde coletiva, meio ambiente e qualidade de vida. Deste modo, incentiva-se o médico do trabalho para um olhar amplo sobre a saúde do trabalhador, para uma visão holística da saúde, atendendo as necessidades do trabalhador, da empresa (que necessita dos trabalhadores saudáveis pelas questões de produtividade, qualidade e competitividade) e da sociedade.